Sábados na Quinta / 15 de Maio




Venha desfrutar da Quinta dos Ingleses connosco!


ACTIVIDADES GERAIS

15h00 –19h00

  • Ponto de encontro com voluntários do movimento SOS Quinta dos Ingleses (zona A)

  • Pintura de cartazes (zona D)

  • Apadrinhamento de árvores (zona D)

ACTIVIDADES SUGERIDAS

13h00 –19h00

  • Veganique (zona E)

Descrição:

No âmbito das atividades de consciencialização ambiental para salvar a Quinta dos Ingleses, junta-te a nós num Veganique – piquenique vegano – e aproveita para ver a Quinta como nunca a viste: temos Visitas Guiadas, Acrobacias Aéreas, Bike Dirt Jump, Hora do Conto e muito, muito mais! Esperamos por ti!


Nota: Nota: este convite é aberto a não veganos. Vem fazer um Piquenique diferente. A Saúde do planeta agradece!

15h00 –19h00

  • Biodiversity4all (por toda a Quinta)

Descrição:

Vamos mapear a biodiversidade da Quinta dos ingleses com a aplicação iNaturalist e partilhe as suas descobertas na plataforma biodiversity4all.org! Esta aplicação ajuda-o a identificar e catalogar as espécies de fauna e flora existentes ao seu redor.


Consulte os tutoriais:

  1. Faça download da app iNaturalist (disponível para dispositivos apple e android)

  2. Comece a registar as suas observações com o iNature: https://www.biodiversity4all.org/pages/video+tutorials

  3. Crie o seu projeto na plataforma biodiversity4all.org: https://vimeo.com/167431843

  4. Partilhe as suas descobertas com o mundo! :)


  • Dirt Jump / BTT (zona C)

ACTIVIDADES ESPECÍFICAS

15h00 – 17h00

  • "Os Novos Guardiões da Natureza" — Oficina Artes e Natureza com histórias, com Leonor Pêgo e Cláudia Carvalho ponto de encontro: zona A / 15 minutos antes do início.Vagas limitadas a 15 crianças (acompanhadas de adulto), inscritas por ordem de chegada.

Descrição:

Um grande jardim, uma mata, uma floresta... são lugares onde moram muitas histórias, entre a fauna e a flora que ali vivem felizes.

Cabe-nos a nós cuidar de toda essa natureza, preservá-la, fazê-la sempre viva!

Com palavras, barro e materiais naturais, vamos criar novas criaturas para habitarem a Quinta dos Ingleses. Guardiões da fauna e da flora nascidos de troncos das árvores, que irão transformar essa paisagem numa grande instalação de vida natural. Que histórias contarão?

15h00 – 18h00

  • Acrobacias aéreas com tecidos verticais ponto de encontro: zona E

16h00 – 17h30

  • Passeio histórico pela Quinta com orientador ponto de encontro: zona A / 10 minutos antes do início

16h00 – 17h00

  • Ofinica de Escrita Criativa com Catarina Mendes ponto de encontro: zona A / 10 minutos antes do início. Materiais necessários: caderno, caneta/lápis

Descrição:

Vamos juntarmo-nos com um único propósito: salvar o pulmão verde que existe, e resiste, em Carcavelos. A nossa Quinta dos Ingleses. Contudo, essa salvação implica uma grande capacidade criativa, pois, a natureza também a é.

Como tal, convido todas as pessoas a juntarem-se num pequeno workshop de escrita criativa nos Sábados na Quinta, nos dias 15 e 29 de maio, e 12 de junho, com o decorrer de 1 hora, das 16h às 17h.

Levem um caderno e a vossa caneta ou lápis preferido (máscara e desinfetante), e vamos desfrutar de uma hora poética rodeada de natureza, escrevendo e declamando para ela. 🌿

16h00 – 17h00

  • Hora de contar histórias com Cuca Conta ponto de encontro: zona A / 15 minutos antes do início

17h30 – 19h00

  • Biodanza na Natureza com Cláudia Beatriz ponto de encontro: zona A / 10 minutos antes do início

Descrição:

Biodanza é uma dança expressiva de integração afetivo-motora. Propõe um caminho de vitalidade, de alegria, de auto-conhecimento através de vivências proporcionadas pela música, pelo movimento e pelo encontro em grupo.

Cada aula é uma história que contamos juntos, e neste sábado dia 15 de Maio às 17h30 a história que vamos contar fala de um pinhal, um bosque à beira mar. Fala de água, terra, fogo e ar, que vamos dançar em plena natureza!

*De forma a cumprir todas as normas de segurança vigentes devido à pandemia da COVID-19, as atividades têm vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Pedimos a todos os participantes que respeitem as distancias de segurança e se protejam com máscara em caso de ajuntamento.



Download do mapa