Afastamento do juiz responsável pelo processo – Garantia de imparcialidade e defesa do interesse público
- sosquintaingleses
- há 27 minutos
- 1 min de leitura
O dia 26 de novembro marcou um momento decisivo na defesa da Quinta dos Ingleses. Durante a audiência judicial, veio a público informação relevante sobre o juiz atualmente responsável pelo processo, Dr. José Conde Rodrigues, nomeadamente o seu passado (que inclui uma condenação por peculato, com posterior absolvição) que, conjugado com as decisões que tem tomado no processo da Quinta dos Ingleses, cria a suspeita sobre a sua isenção e imparcialidade.
Perante estes factos e visando assegurar a transparência, a imparcialidade e a integridade de todo o procedimento, o nosso advogado apresentou um pedido formal de suspeição. A exposição, sólida e rigorosamente fundamentada, consistiu na demonstração da existência de motivos objetivos para suspeitar da neutralidade do magistrado.
Na sequência desse requerimento, o tribunal decidiu suspender o julgamento. Esta decisão permitirá que o processo possa agora seguir sob a responsabilidade de um outro magistrado, cujas condições de imparcialidade não suscitem qualquer dúvida.
Este desfecho representa uma vitória significativa não apenas para a nossa associação, mas para todos aqueles que acreditam na importância de uma justiça íntegra, transparente e livre de condicionamentos. A defesa da Quinta dos Ingleses continua mais forte e protegida por um quadro jurídico justo.
Agradecemos profundamente a coragem, competência e dedicação demonstradas pelo nosso advogado, assim como o apoio constante da comunidade. Continuaremos a lutar com verdade, rigor e responsabilidade.
A SOS mantém-se firme — pela Quinta, pela comunidade e pela justiça.



