top of page

Esta causa é feita de pessoas.

Por isso decidimos criar este espaço de recolha de testemunhos para dar a conhecer aqueles que apoiam esta causa e são a razão pela qual esta continua viva.

Também queres participar? Envia-nos o teu testemunho. 

Lourdes Calmeiro

Lourdes Calmeiro has a great love for Quinta dos Ingleses and is an advocate of this space as a heritage of collective identity and biodiversity.

Her childhood memories are of running around in the trees, the same ones that provided shade for family picnics. Today, their childhood runs have given way to walks, often with friends, where they observe the animals and flowers and breathe in nature, which is now a rarity in Carcavelos.

 

(The background sound of this testimony came from St Julian's College, where an event was taking place).

Simon Pérez

A Quinta dos Ingleses é frequentada pelos jovens sobretudo para prática de desportos como o futebol, o BTT, passeios em bicicleta, corrida ou simples caminhadas para se estar no meio da Natureza. Conhecemos o Simon Pérez e a sua família numa das nossas caminhadas meditativas organizadas pelo SOS. O Simon é estudante do 10º ano, vive em Carcavelos e explica porque lhe é importante preservar o verde deste espaço.

Kika Veselko

No dia 18 de fevereiro de 2024 realizou-se mais uma edição do Capítulo Perfeito, na praia de Carcavelos, e a nossa surfista Kika Veselko, Campeã Mundial Júnior e Campeã Nacional 2023, esteve lá a representar Carcavelos! Entre as idas ao mar, eis o que ela nos disse sobre a Quinta dos Ingleses. A Kika é da geração dos próximos adultos e tem consciência da importância dos espaços verdes e da sua biodiversidade para a nossa saúde física e mental!

Teresa Durães

A Teresa Durães, bem como todas as pessoas que costumam usufruir dos benefícios que a Quinta tem para oferecer, reconhece o privilégio que é ter um grande espaço verde à beira-mar, acessível a todos. E é por isso que faz um apelo: temos de salvar este lugar único!

Filipa Osório Candeias

A Filipa Osório Candeias é uma paredense defensora acérrima da Quinta dos Ingleses e isso transparece nas suas palavras. 

A sua família estabeleceu-se na vila da Parede pelo menos desde 1850. O avô, Augusto Osório Pereira,  atleta do Rádio Clube Português, esteve ligado à criação do Parede Futebol Clube e fez parte da 1a. junta de freguesia da Parede em 1953. A família esteve também associada à fundação da SMUP e à construção do Bairro Octaviano. 

Historiadora e antropóloga, contribuiu para coligir e rever toda a informação histórica ligada à Quinta dos Ingleses que se encontra no nosso site.

João Miguel Costa

João Miguel Costa cresceu e viveu em Carcavelos toda a sua vida e foi na Quinta, no Colégio St. Julian's, que aprendeu desportos como o ténis e o golfe. Ainda hoje assiste regulamente aos inúmeros jogos que ali decorrem, dentro do colégio ou nos campos desportivos da Quinta. Até quando?

João Miguel Costa lamenta profundamente a possibilidade de o espaço de natureza da Quinta poder ser transformado em betão e a perda que significaria para Carcavelos.

Maria Botelho

A Maria Botelho cresceu em Carcavelos. Partilha a sua experiência da Quinta dos Ingleses e os muitos passeios e piqueniques que aqui fez com os seus filhos.

Lena Botelho

A Lena Botelho é uma carcavelense com gosto especial por passeios em ritmo pausado, para poder apreciar e fotografar o que a rodeia. Ar puro e convívio com a natureza são os motivos que a trazem à Quinta dos Ingleses, um refúgio por entre os prédios urbanos, e mesmo junto à praia de Carcavelos.

Joana Vitorino

A Joana conheceu a causa da Quinta dos Ingleses primeiro, e a seguir começou participar em ações de limpeza, a frequentar e a conhecer os cantos à Quinta. Um espaço que merece, de facto, muito mais cuidado do que aquele que recebe neste momento. A Joana Vitorino é Secretária da Mesa da Assembleia da Associação SOS Quinta dos Ingleses, e como todos os que fazemos parte do movimento, ACREDITAMOS que juntos podemos mudar o destino da Quinta, transformando-a num Parque Urbano.

Manuel Valadas Preto

Cascalense, surfista, velejador e pai de filhos que estudam no St. Julian´s (o colégio inglês que ocupa parte do terreno da Quinta dos Ingleses) e acérrimo defensor da preservação deste pulmão verde desde 2012. Manuel Valadas Preto, vice-presidente do SOS Quinta dos Ingleses, realça a importância de se salvar a Quinta para a preservação da praia de Carcavelos, a última grande praia da Linha, com mais de um quilómetro de extensão de areia.

Robert Butler

Destruir a Quinta dos Ingleses "é criminoso". São estas as palavras de Robert Butler, a residir há 12 anos em Carcavelos. Rob é pai e professor há mais de duas décadas, pelo que lida de perto com crianças e jovens, conhecendo bem os desafios que enfrentam atualmente. O surf foi a principal razão que o trouxe a Carcavelos, mas Rob tem criado raízes na terra: publicou o livro "Além Lisboa/Beyond Lisbon" e, em paralelo com atividade docente, trabalha como guia de caminhadas na natureza na região de Lisboa (https://pt.sintratreks.com/). 

Luísa

A Luísa nasceu e cresceu entre Oeiras e Carcavelos e mora em Carcavelos Sul há dez anos. Apoia a causa e a luta pela preservação do espaço ambiental e histórico da Quinta dos Ingleses, quer como frequentadora assídua, quer através de ações como a identificação das espécies da fauna e da flora, a limpeza e a sensibilização, entre outras. Continua a acreditar num milagre e a sonhar que Cascais se torne mundialmente famosa por revogar o PPERUCS, por preservar e melhorar aquele que deveria ser um sítio de paisagem protegida de âmbito local.

Filipa Leandro

A Filipa Leandro, carcavelense, explica o que a traz à Quinta dos Ingleses com regularidade, nos muitos passeios que aqui faz, com os seus cães, filhos ou amigos. O sonho da Filipa - e nosso também, é que a Quinta seja transformada num parque urbano natural.

João Sousa

Estudante universitário de Biologia, residente em Carcavelos e fundador do coletivo Alvorada da Floresta, o João Sousa explica  porque do seu ponto de vista é tão importante preservar a Quinta dos Ingleses. 

O João é um dos vários jovens que integram este movimento cívico pela causa da Quinta, um movimento aberto à participação de todos.

Guilhere, Sebastião e Benjamim

O Guilherme, o Sebastião e o Benjamim são três jovens defensores da Quinta dos Ingleses, pois reconhecem mais do que muitos adultos a importância de se preservar esta área verde e a sua biodiversidade, pelo bem-estar e os momentos de lazer que proporcionam... É por esta e por todas as gerações de residentes de Carcavelos e arredores que afirmamos: "Vamos Salvar a Quinta dos Ingleses!"

Pedro Moutinho

O fadista Pedro Moutinho junta a sua voz à de tantas pessoas que acreditam que a preservação da Quinta dos Ingleses é essencial face à crise climática que vivemos.

Ana Zanatti

Além de dar voz nos palcos, a aclamada atriz Ana Zanatti dá também a voz pela preservação da Quinta dos Ingleses em Carcavelos.

Carlos

O Carlos, um jovem pai, passeia de bicicleta com a filha na Quinta, o único espaço em Carcavelos onde podem usufruir da Natureza em segurança. Recorda como em criança a família também o trazia à Quinta dos Ingleses.

Henrique Santos

Henrique Santos é um dos muitos vizinhos da Quinta que utiliza o espaço para espairecer e passear os amigos de quatro patas.

Alfredo Oliveira

Alfredo Oliveira, residente em São Domingos de Rana, conta-nos porque faz as suas caminhadas na Quinta dos Ingleses e como não há nenhum espaço como este nas redondezas - ao magnífico som das cigarras.

bottom of page