Afinal o que está em causa?

Nesta secção iremos compilando documentos relevantes que reiteram a necessidade de preservar espaços verdes, principalmente em contextos urbanos.

Estudos ambientais
Espaços verdes urbanos: um manual para a ação (2017)
Urban-Green-Spaces-PT-1.png

"A urbanização resulta num aumento da proporção da população que vive nas cidades. Na Europa, espera-se que cerca de três quartos da população vivam em ambientes urbanos até 2020. A vida urbana limita o acesso à natureza e pode aumentar a exposição a certos riscos ambientais, como a poluição atmosférica e sonora. Muitas áreas urbanas enfrentam uma crescente pressão das populações em expansão, recursos limitados e impactos crescentes das alterações climáticas. Esses desafios devem ser abordados para que as cidades proporcionem ambientes de vida saudáveis e sustentáveis."

Estudos ambientais
Parecer científico da SOS Salvem o Surf em 2014
Image by ZACHARY PEARSON

Este documento contém a posição da associação/ONGA SOS – Salvem o Surf sobre os impactos na praia do Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos Sul (PPERUCS) e das demais urbanizações que a Câmara Municipal de Cascais está a planear implantar nos presentes espaços verdes anexos à Praia de Carcavelos, comunicada ao público no  dia 14 de Dezembro de 2014, às 10h00, na Praia de Carcavelos.
 

A SOS – Salvem o Surf representa em geral a comunidade surfista em questões de preservação das praias e do ambiente natural envolvente, sem as quais não seria possível a prática do surf. O documento inclui que impactos deveriam ter sido estudados pela Câmara Municipal de Cascais, impactos cumulativos das diferentes urbanizações e das alterações climáticas previstas pelo Plano Estratégico de Cascais Face às Alterações Climáticas (PECAC). Inclui também a revisão científica da Avaliação Ambiental da Câmara Municipal de Cascais, sobre os impactos ambientais na praia, realizada em 2013 e em 2014. Mostra que a Avaliação Ambiental está incompleta e incorreta. É salientado o prejuízo que os surfistas, banhistas e demais utentes da praia, sejam eles moradores de Carcavelos ou turistas, irão sofrer no futuro.