top of page

Visita de estudo a Carcavelos Sul com João Catarino

Nada como conhecer melhor o que defendemos. Foi isso que fizemos no dia 30 de junho, numa visita de estudo a Carcavelos Sul, guiada pelo biólogo e botânico Fernando Catarino. Foi uma oportunidade de aprendizagem sobre as plantas (as árvores também o são!), sobretudo as da Quinta dos Ingleses e da área envolvente.


A Quinta está vedada, pelo que a sua observação se fez a partir do passadiço e na zona de arvoredo da Quinta de São Gonçalo (originalmente parte da Quinta dos Ingleses).


Nesta visita privilegiou-se a observação direta, usando sobretudo o tato e a visão para avaliar o crescimento de uma árvore e a qualidade do solo, e ver como a sua porosidade é importante para absorver as águas da chuva, por exemplo; como o ciclo das próprias plantas dentro de um espaço sustenta um habitat e como ecossistemas diferenciados se interconectam dentro de outro maior. Uma visita orientada com o conhecimento ímpar do mundo das plantas do prof. Catarino, no seu estilo tão expressivo e tátil.


Os nossos agradecimentos à sua pronta disponibilidade e partilha e às sete dezenas de participantes, pelo entusiasmo e apoio à causa do resgate da Quinta dos Ingleses.








Comments


bottom of page