8 de dezembro, Carcavelos amanheceu com uma escultura do artista plástico @Superlinox, num dos pontos de entrada da vila: junto à estação de Carcavelos e orientada para a Quinta dos Ingleses.
Virada para o pulmão verde que nos dá oxigénio, interroga-nos sobre o futuro e sobre o que vai acontecer às pessoas se a Quinta desaparecer.
Intitulado "ALICE, 2023"
(da série “Heróis Descartáveis”)
Tinta spray s/ diversos materiais
161 x 44 x 40 cm
Como refere o autor, "Esta Alice não vem do País das Maravilhas”.
"Esta Alice vem do futuro - de um futuro onde o nosso planeta morreu de doença. A sua grande aventura é fazer-nos ver que a doença que está a destruir o mundo somos nós.
Já não existe Coelho Branco que possamos seguir porque ele está morto - fomos nós que o matámos. Talvez possamos reencontrar a toca, se voltarmos a acreditar nela.
Se nos andamos a matar uns aos outros num planeta habitável, imaginem o que nos espera no dia em que o planeta sucumbir.
Uma árvore precisa de décadas para crescer, mas abate-se em segundos. Em vez de continuarmos a cortar árvores, talvez devêssemos começar a abraçá-las.".
No entender do SOS Quinta dos Ingleses, a arte e a natureza unem-se nesta obra de forma magistral para nos interrogar sobre o que queremos: para a Quinta dos Ingleses, para Portugal e para o Mundo. A arte de Superlinox é o expoente das nossas preocupações e do nosso alerta.
Vestida à verão e com uma máscara a cobrir-lhe o rosto, remete-nos para as preocupações da emergência climática. O seu olhar direciona-se para a floresta da Quinta dos Ingleses, e ao fundo o mar. Quem a pode ajudar?
Que futuro está reservado para o último pulmão da orla costeira entre Lisboa e Cascais, mesmo diante da praia de Carcavelos? Será que o controverso megaempreendimento da construtora Alves Ribeiro irá de facto para a frente? Ou poderá finalmente ali nascer um tão desejado parque urbano, e assim proteger esta zona ecológica sensível, essencial numa área que tem conhecido um elevado crescimento urbano e populacional?
É como se o seu olhar indagasse o horizonte, à procura de respostas.
Comments