Conheça os candidatos que apoiam a defesa da Quinta dos Ingleses
- sosquintaingleses
- 22 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 6 de out.
O movimento SOS Quinta dos Ingleses é e sempre foi apartidário. Mas a questão da Quinta dos Ingleses, além de ambiental, é política. Por isso, as próximas eleições autárquicas, no dia 12 de outubro, podem ser decisivas para a nossa causa.
Se vencer um candidato que se tenha comprometido publicamente a salvar a Quinta dos Ingleses, estamos confiantes de que o futuro do nosso pulmão verde vai passar dos matizes cinza atuais aos tons vibrantes de outrora.
Assim, nas últimas semanas, reunimo-nos com os diversos candidatos à presidência da Câmara Municipal de Cascais, a fim de perceber a intenção de cada um no que se refere ao futuro da Quinta dos Ingleses, caso vença. Segue-se o resultado do desafio espontâneo que propusemos a cada candidato que aceitou o nosso convite: "Escreva em poucas palavras e em poucos minutos o seu compromisso perante a salvaguarda da Quinta dos Ingleses enquanto Parque Urbano Natural de 52 ha!"
Alexandre Abreu – Futuro em Comum (coligação BE, Livre e PAN)
"Comprometemo-nos com a defesa da Quinta dos Ingleses enquanto espaço natural de usufruto público, a bem da natureza, da cidadania, da qualidade de vida e das futuras gerações. Queremos trabalhar com o governo para classificar a Quinta como área de Paisagem Protegida de Âmbito local, deter imediatamente os trabalhos em curso e iniciar um processo de reflorestação e renaturalização imediatamente."
António Pinto Pereira – Mudar Cascais (candidatura independente)
"A destruição do último pulmão da orla costeira de Cascais constitui o legado desta geração de políticos, que nunca poderemos esquecer. Constitui o maior ecocídio de que tenho memória em Portugal. Num tempo em que se apostam nas zonas verdes, outros procedem à sua destruição. Pela minha parte, comprometo-me com tudo a recuperar a Quinta dos Ingleses contra todos os interesses instalados e todas as pressões dos agentes imobiliários. Não quero saber. Por via política é possível neutralizar aquele disparate: 1) expropriar pela utilidade pública; 2) rever o PPERUCS; e 3) criar um plano de renaturalização e uso público que vise salvaguardar aquele espaço. Ainda é possível. Que Deus nos ajude."
Carlos Rabaçal – Cascais É de Todos (CDU)
"No governo da Câmara Municipal de Cascais, promoverei a revogação do projeto imobiliário da Quinta dos Ingleses, pondo em causa a falácia dos direitos adquiridos e promovendo a recuperação natural e cultural da Quinta , para assegurar a sua classificação e proteção integral."
João Maria Jonet – Cascais para Viver (candidatura independente)
"Comprometo-me, pela minha honra, a fazer todos os possíveis para tornar a totalidade da Quinta dos Ingleses um grande espaço verde urbano."
João Rodrigues dos Santos – Cada vez mais Chega Cascais (Chega)
"O que vou fazer em relação à Quinta dos Ingleses caso seja eleito presidente da CMC:
1. Suspender obras e licenças.
2. Tentar negociar com os promotores uma solução equilibrada que transforme a Quinta dos Ingleses num parque verde.
3. Caso não haja acordo, vou propor um referendo municipal que defina o futuro da Quinta dos Ingleses:
a) Betonização;
b) Parque urbano com indemnização decidida em Tribunal.
Manuel Simões de Almeida – Cascais, nem Mais! (Iniciativa Liberal)
"Pretendo esgotar todas as possibilidades, muitas delas que só hoje conheci, para que o projeto não avance, desde que não represente uma violação dos direitos adquiridos do promotor, nem encargos demasiado elevados para os munícipes de Cascais."
__
A questão da Quinta dos Ingleses foi um tema incontornável das reuniões, debate televisivo, publicações nas redes sociais, programas eleitorais e até dos desfiles/campanhas de rua dos diversos candidatos à Câmara Municipal de Cascais.
Se para si a preservação da Quinta é essencial para o futuro de Carcavelos e de Cascais,
vá votar no dia 12 de outubro.
Segue-se um esquema que resume a posição dos candidatos.



