top of page

Governo manifesta disponibilidade para apoiar a preservação da Quinta dos Ingleses

No dia 6 de setembro, a SOS Quinta dos Ingleses e o Fórum por Carcavelos reuniram com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, Dr. João Catarino, para discutir a proteção da Quinta dos Ingleses.


Da conversa resultou a manifestação de disponibilidade total do Governo em apoiar a preservação daquela área e confirmação da existência de verbas europeias, do Plano de Resiliência e Recuperação, para o efeito. O Secretário de Estado sublinhou, contudo, que, legalmente, tal só poderá suceder após a reversão da situação criada pela aprovação do PPERUCS e que a competência para tal é da Câmara Municipal de Cascais. Esperamos que no cenário pós-eleições, que será decidido em breve pela população de Cascais, o futuro executivo da CMC esteja genuinamente disposto a revogar o PPERUCS e a classificar a Quinta dos Ingleses como área protegida de âmbito local.

O Secretário de Estado afirmou igualmente que, revertida a situação, haverá uma majoração dos fundos disponíveis se os pedidos forem apresentados pelas autarquias conjuntamente com associações/entidades da sociedade civil. A SOS Quinta dos Ingleses manifestou o total empenho para ser parte na resolução do problema, na elaboração dos projetos futuros de preservação e na apresentação de candidaturas a esses fundos em conjunto com o Município, de forma a se poder dispor das maiores verbas possíveis para preservação e beneficiação da Quinta e de todo o seu património arbóreo e histórico.







bottom of page